IPEF e Ibá, representam técnica e institucionalmente o setor de árvores plantadas no Brasil. Juntos, desenvolveram três materiais de comunicação para difundir as melhores práticas de manejo integrado de pragas e uso de defensivos em plantações florestais.

AVALIAÇÃO DE RISCO SOCIOAMBIENTAL – ARS

Este infográfico explora o conceito de Avaliação do Risco Socioambiental e os benefícios associados à identificação, gerenciamento e prevenção de riscos em torno do uso de defensivos.

MANEJO INTEGRADO DE PRAGAS - MIP

Este vídeo explica como o conceito de MIP une diferentes técnicas para proteger a produtividade das florestas dos danos causados por pragas, levando em conta a proteção da saúde humana e do meio ambiente.

FORMIGAS CORTADEIRAS

Este vídeo mostra uma visão geral sobre a biologia, danos e manejo de formigas cortadeiras – consideradas a principal praga das plantações florestais no continente americano.

IPEF – Instituto de Pesquisas e Estudos Florestais

Fundado em 1968, o IPEF é uma associação sem fins lucrativos que se dedica ao planejamento, implementação e coordenação de ações e recursos para o desenvolvimento científico e tecnológico do setor florestal brasileiro. O IPEF é estruturado em programas cooperativos baseados na interação entre universidades e suas 23 empresas associadas em temas como certificação florestal e proteção florestal.

O Programa Cooperativo sobre Certificação Florestal (PCCF) é responsável por apoiar as empresas para alcançarem e manterem sua certificação socioambiental e trabalha como um canal de comunicação direta com os sistemas de certificação, a fim de contribuir e influenciar para que os quadros normativos sejam tecnicamente e cientificamente baseados.

O Programa Cooperativo sobre Proteção Florestal (PROTEF) promove o manejo integrado de pragas e doenças florestais, com ênfase em estudos de pragas de insetos e patógenos das plantas, considerando os aspectos econômicos, sociais e ambientais.

IBÁ – Industria Brasileira de Árvores

A Ibá é a associação responsável pela representação institucional da cadeia de produção de árvores plantadas. A associação representa 55 empresas e nove entidades estatais que fornecem produtos obtidos a partir de árvores plantadas, do campo à indústria, junto a seus principais públicos de interesse. A missão da Ibá é aumentar a competitividade na indústria e alinhar as empresas membros no mais alto padrão de ciência, tecnologia e responsabilidade social e ambiental para toda a cadeia de produção de árvores plantadas, buscando soluções inovadoras para o mercado brasileiro e global.